Unidos pelo Oceano

Aprenda online com o Instituto Ecológico Aqualung

Professores

Alexander Turra

Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano

Alexander Turra

Biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, é Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, com atuação voltada para o exercício da pesquisa interdisciplinar e integrada, com foco em temas como governança, manejo integrado e conservação marinha, impacto ambiental marinho, mudanças climáticas, poluição marinha (lixo nos mares) e estrutura e funcionamento de ecossistemas marinhos.

Altamirando Moraes

Instituto Aqualung

Mestre em Engenharia Ambiental e Planejamento Energético pela COPPE / UFRJ.

Exerceu cargos no Governo Federal, Estado e Cidade do Rio de Janeiro, sempre atento ao compromisso de tornála mais moderna, justa e sustentável, tais como: Subsecretário de Meio Ambiente da SMAC/PCRJ;

Vice Presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas;

Diretor de Planejamento da CEDAE.

Possui grande experiência internacional como palestrante, consultor e autor de importantes projetos ambientais e de engenharia civil no Serviço Público e Privado.

Climate Reality Leader treinado por Al Gore

Ana Paula Brito

Instituto Aqualung

Ph.D. em Química Ambiental e Ecotoxicologia pela Universidade de Ehime, Japão. Oceanógrafa, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ com mestrado em Química Analítica pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ.

Pós-graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental, pela UERJ e Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Perita Judicial na área de meio ambiente e Técnica em Saúde e Segurança Auditora Líder de Qualidade (ISO 9.001), Meio Ambiente (ISO 14.001), Saúde e Segurança (OHSAS 18.001 e ISO 45.001) e de Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração (ISO/IEC 17.025) Consultora de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos para empresas de diversos ramos.

Consultora de Meio Ambiente para elaboração de Estudos de Impactos Ambientais (capítulos de Avaliação de Aspectos e Impactos ambientais, Meio Físico e Planos e Programas Ambientais) Coordenação de equipes de laboratório de análises químicas ambientais

Experiência como professora/instrutora em cursos de MBA e de pós-graduação em instituições renomadas como Universidade Veiga de Almeida,

Fundação Getúlio Vargas e Universidade Castelo Branco. Experiência como professora universitária dando aula em cursos de graduação em Oceanografia, pela UERJ e em cursos Educação a Distância - EAD pela FGV.

Experiência em cursos livres de extensão nas áreas de Meio Ambiente, Boas Práticas em Fabricação,

Gestão de Riscos, Qualidade e Saúde e Segurança do Trabalhador, pelo Bureau Veritas do Brasil – BV e SGS Brasil e Riscos e Crises Ambientais, Satisfação e Reclamação de Clientes, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Integrante da CB-038 - Comitê Brasileiro Gestão Ambiental e da CEE - 093 - Comissão de Estudo Especial de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Ana Paula Giorgi

Avenues

Bióloga formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da USP de São Carlos e Doutorado em Geografia na Universidade da California Los Angeles.

Com mais de 23 anos de experiência atuando na área ambiental em diversos setores, incluindo pesquisas na área de Conservação Ambiental e inúmeros projetos com empresas privadas, organizações governamentais, escolas, universidades e ONGs.

É professora de ciências do 12º ano da escola Avenues em São Paulo.

Bianca Amorim

Diretoria de Projetos Educacionais e Sustentabilidade do Instituto Ecológico Aqualung.

Bianca Amorim

Diretoria de Projetos Educacionais e Sustentabilidade.
Instituto Ecológico Aqualung.

Master Coach. Mestre em Sistemas de Gestão, com ênfase em Planejamento e Gestão, pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em SGI, pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Formação em Educação Corporativa e Letras pela Universidade Gama Filho. Coach, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Diretora de Projetos Esucacionais do Instituto Ecológico Aqualung. Diretora Executiva da Muda Desenvolvimento organizacional Sustentável. Auditora Líder RAC SGI. Consultora, instrutora e auditora do Sistema de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, pelo Bureau Veritas e pela SGS Academy. Professora da Fundação Getúlio Vargas, nas áreas de Operações e Recursos Humanos. Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF/LATEC), no MBA de Gestão de Negócios Sustentáveis (GNS).

Daniel Mancebo

Subsecretaria de Planejamento - Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura do RJ

Geógrafo e mestre em gestão territorial. Coordenador geral do Escritório de Planejamento da SUBPAR da Secretaria de Fazenda e Planejamento.

Atualmente responsável pela coordenação do comitê de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, estrutura que congrega 40 órgãos municipais e metropolitanos.

É responsável ainda pela coordenação técnica do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática e do Plano Estratégico 2021-2024. Tem ainda a missão de  promover a articulação da agenda 2030-ODS e do planejamento metropolitano ao planejamento municipal. Também estabelece as diretrizes e orientações para o planejamento de ações em sustentabilidade e resiliência da cidade. Funcionário de carreira desde 2009, foi responsável pela  coordenação do Plano Diretor da cidade em 2011, e da proposta de Lei de Uso e Ocupação do Solo apresentada em 2013. Coordenou ainda por 6 anos o Comitê de acompanhamento do Plano Diretor.

Dilma Pimentel

Otimiza

Doutora em Engenharia Civil e Mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF. Especialista em Gestão Sustentável pela UFF, Gestão Estratégica pela GRIFO e Educação pela PUC. Bióloga pela Universidade Santa Úrsula; Consultora e auditora em Sistemas Integrados de Gestão pela empresa Otimiza.

Professora de disciplinas ligadas a temas como: Gestão de Organizações Sustentáveis, Indicadores de Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social e Gestão Integrada, pela Univ. Federal Fluminense - LATEC, e UFRJ - Lares.

Francisco Viniega

Grupo Sinergia de Educação

Arquiteto Urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Planejamento Urbano pelo IPPUR – UFRJ.

Experiencia profissional em obras de infraestrutura no estado do Rio de Janeiro (Favela Bairro, PAC Favelas e Linha 4 do Metrô Rio) e projetos com foco em sustentabilidade. Remador e instrutor de canoagem com 15 anos de experiência, tendo participado de travessias e competições no Brasil e exterior.

Letícia Cotrim

UERJ

Graduada em Oceanografia pela UERJ, mestrado em Geoquímica pela UFF e doutorado em Oceanologia pela Université de Perpignan (França, 2000). Professora Adjunta da Faculdade de Oceanografia da UERJ desde 2012, atuante na área de biogeoquímica marinha, com interesse nos efeitos das mudanças climáticas no oceano.

É co-autora do 6o Relatório de Avaliação do Clima do WGI do IPCC (AR6), co-líder do Grupo Brasileiro de Pesquisa em Acidificação dos Oceanos.

Integra o grupo de trabalho multidisciplinar "Agenda 2030 na UERJ", e participa como cientista do projeto PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic) e a Rede CLIMA, além dos programas internacionais SOLAS e GLODAP, ambos sobre a biogeoquímica do oceano.

Luca Padovano

Presidente do Instituto Ecológico Aqualung

Luca Padovano

 

Presidente do Instituto Ecológico Aqualung

Maria Cristina Crispim

UFPB

Bióloga, com doutorado em Ecologia e Biossistemática e pós-doutorado em Ecologia Aplicada.

Professora titular da UFPB, trabalha com pesquisa na área de ecologia aquática, tecnologias socioambientais, monitoramento de ecossistemas aquáticos, restauração de ecossistemas aquáticos, gestão ambiental, aquicultura sustentável, limnologia.

Pedro Belga

Guardiões do Mar

Biólogo, fundador da Ong Guardiões do Mar. Atua desde 1998, como articulador socioambiental com lideranças comunitárias e da pesca na Baía de Guanabara (catadores de caranguejo e pescadores artesanais).

Idealizador e gestor de 32 projetos Socioambientais (1998 a 2021), incluindo os mais recentes: Projeto Uçá (2012/2024),

Projeto EDUC (2017/2024), Projeto Sou do Mangue (2020/2024) e Projetos Guanabara Verde (2021/2024).

Atua em 10 municípios dentro e fora da bacia contribuinte da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu e em Maricá). Criador das ações Moeda Verde e Operação LIMPAOCA, consideradas Referência Nacional pela Plataforma EduCares do Ministério do Meio Ambiente em 2014 – Projeto UÇÁ.

Priscila Resinetti

Professora e Coordenadora de biologia e ciências do Colégio Franco Brasileiro e integrante da Escola de Formação Paulo Freire

Priscila Resinetti

Graduada em Ciências Biológicas. Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Educação Básica pela UERJ. Mestrado em Educação pela PUC-Rio e Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio.

Professora e Coordenadora de biologia e ciências do Colégio Franco Brasileiro e integrante da Escola de Formação Paulo Freire (SME). Assessora pedagógica do Sinergia Educação.

 

Profa.: Ingrid Cicca

Rede D´Or

Jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ; MBE em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF; Mestrado em Práticas de Desenvolvimento Sustentável pela URRRJ.

Atua há 13 anos na área de Sustentabilidade, tendo passado por grandes empresas nacionais e internacionais.

Atualmente é gerente de Sustentabilidade na Rede D'Or São Luiz.

Rafael Eudes

CirculaCT - UFRJ

Aluno de Engenharia Química pela UFRJ e técnico em Petróleo e Gás pelo IFRJ. Atualmente é estagiário na indústria de tratamento e reuso de águas por membranas, e é coordenador de projetos no projeto de extensão CirculaCT.

É embaixador pela Juventude Lixo Zero e embaixador jovem da organização Break Free from Plastic.

Roberta Guimarães

CoClima

Bióloga formada na USP e doutora em Ecologia Humana pela Universidade de Cambridge. Foi fellow da Universidade de Diliman nas Filipinas, gestora de Unidades de Conservação e Pesquisadora em Recursos Naturais do Governo do Espírito Santo. Suas pesquisas com frutas nativas foram premiadas pela Secretaria de Ciências e Tecnologia deste Estado e no Congresso Internacional de Biodiversidade na Índia.

Em 2016, fundou a GoLocal, plataforma de viagens de impacto socioambiental positivo. Apaixonada pela inovação de impacto, co-fundou a Coclima para empoderar pessoas e empresas em resposta às mudanças climáticas através da tecnologia e em parceria com projetos locais de restauração.

A iniciativa foi vencedora do Programa @Elaempodera da Softex no Rio de Janeiro 2021.

Robson Lopes

UERJ

Doutor em Geografia pela UERJ, mestre em Geomatica pela UERJ, especialista em Gestão Ambiental pela UFRJ e Geógrafo pela UFF.

Atua como docente do ensino público e privado, além de prestar consultoria na área ambiental com destaque para o licenciamento ambiental do meio físico, cartografia, mudanças climáticas, geotecnologias e aplicações na área ambiental.

Unidos pelo Oceano

Aprenda online com o Instituto Ecológico Aqualung